Make your own free website on Tripod.com




P: Meu filho tem 04 anos, troca o |R| pelo |L| falando igual ao "Cebolinha". Quando devo levá-lo ao fonoaudiólogo ?

R: A dislalia é o problema fonoaudiológico mais frequente, quando os pais notarem qualquer alteração na fala de seus filhos, a melhor coisa a se fazer é levá-lo ao fgo.(fonoaudiólogo) para que se possa fazer uma avaliação. Neste caso específico, a criança tem até os 04 anos ou no máximo até os 05 anos para adquirir este fonema que é o último a ser adquirido e o mais difícil.
Então, o melhor a se fazer é procurar um fgo. e fazer uma avaliação, pois só assim verificar-se-á necessidade ou não de se realizar uma intervenção fonoaudiológica.

P: Meu filho tem 03 anos e não fala direito. O que faço ? Espero ele aprender a falar sozinho ou procuro um fgo. ?

R: Bom, à vezes a criança com esse atraso de linguagem, consegue atravessar essa fase e apresentar posteriormente uma fala normal. Mas, em outros casos, isso não acontece e a criança pode apresentar alterações na escrita decorrentes das falhas apresentadas na fala. Então, é aconselhável nessa fase que a criança tenha um acompanhamento fonoaudiológico para que haja uma estimulação mais direcionada a fala, para se corrigir o problema e atingir uma fala mais correta.

P: Existe alguma contra-indicação para se colocar uma criança de 02 anos na escola ?

R: Não, a criança que vai mais cedo para a escola aprende a dividir seus brinquedos, tem uma socialização melhor com as outras crianças, é mais estimulada a nível de linguagem e de fala. Agora, todo o trabalho iniciado na escola, deve ser continuado em casa, com a participação da família.

P: Sou professora e todo dia quando chego do trabalho estou rouca. O que devo fazer, já que sinto minha voz a cada dia mais cansada ?

R: Bom, a 1ª coisa a se fazer é procurar um outorrino para se realizar os exames apropriados; Se houver necessidade esse outorrino solicitará uma avaliação fonoaudiológica, e dependendo dos resultados se verificará a necessidade ou não de terapia.


Voltar a página principal